A Apple anunciou uma alteração importante no funcionamento do Ocultar o Meu E-mail, a sua ferramenta de criação de pseudónimos para utilizadores do iCloud+. Em breve, os novos endereços aleatórios vão passar a ser gerados sob o domínio @private.icloud.com, deixando de utilizar o habitual formato @icloud.com. De acordo com o comunicado oficial publicado pela Apple, esta medida visa separar claramente as contas geradas por este serviço das caixas de correio eletrónico tradicionais da empresa.
Até agora, o Ocultar o Meu E-mail criava caixas postais secundárias que reencaminhavam as mensagens para a conta principal do utilizador, protegendo a sua identidade em registos na internet. Como o domínio usado era idêntico ao das contas normais, tornava-se difícil para serviços externos distinguir um e-mail real de um pseudónimo focado na privacidade.
Domínio identificável gera críticas de segurança
A introdução do novo sufixo @private.icloud.com torna estes endereços gerados de forma automática imediatamente identificáveis por qualquer plataforma ou programador. Esta maior transparência na origem dos dados reduz o nível de proteção original da ferramenta, uma vez que sites e aplicações passam a dispor de uma forma simples de filtrar, restringir ou bloquear em massa a criação de contas que utilizem estes domínios anónimos.
Vários utilizadores criticam o novo rumo da funcionalidade, argumentando que a eficácia do sistema sai severamente prejudicada. Com a mudança, qualquer plataforma que queira forçar a recolha de dados reais pode simplesmente rejeitar inscrições que contenham o novo domínio dedicado da gigante tecnológica.
Compatibilidade assegurada para contas existentes
A empresa esclareceu que todos os pseudónimos do Ocultar o Meu E-mail criados até à data vão continuar a funcionar normalmente, assegurando o reencaminhamento de mensagens sem qualquer tipo de interrupção para os utilizadores.
Paralelamente, foi emitido um aviso para que os criadores de aplicações e fornecedores de serviços de correio eletrónico atualizem os seus filtros internos. O objetivo desta recomendação é evitar que mensagens legítimas enviadas para os utilizadores do ecossistema sejam bloqueadas por engano devido à transição de domínios.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!