1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google revela taxas polémicas para downloads e compras fora da Play Store nos EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google revela taxas polémicas para downloads e compras fora da Play Store nos EUA em Sáb 20 Dez 2025 - 10:40

DJPRMF

Google paint

A Google tinha até hoje para apresentar o seu plano de conformidade com a ordem do juiz James Donato, que obriga a gigante tecnológica a abrir o sistema Android a lojas de aplicações de terceiros e a permitir métodos de pagamento alternativos nos Estados Unidos. A resposta chegou, mas traz consigo uma série de novas taxas que prometem manter acesa a batalha legal contra a Epic Games.

A "abertura" do Android tem um preço elevado

Embora a empresa esteja tecnicamente a permitir que os programadores conduzam os utilizadores para fora do ecossistema da Google Play Store para descarregar aplicações ou realizar pagamentos, a Google atualizou silenciosamente as suas páginas de suporte com novas regras e custos associados.

Para participar nos programas de "links para conteúdo externo", os programadores terão de se inscrever até ao dia 28 de janeiro. A grande surpresa reside nos valores que a Google pretende cobrar futuramente: uma taxa de 2,85 dólares (cerca de 2,70 euros) por cada aplicação e 3,65 dólares (cerca de 3,50 euros) por cada jogo que um utilizador instale nas 24 horas seguintes a ter clicado num link externo.

Além destas taxas por instalação, a empresa planeia ficar com uma comissão de 20% sobre qualquer compra realizada dentro da aplicação (in-app purchase) e 10% sobre subscrições com renovação automática. Para que tudo isto funcione, as aplicações ainda terão de passar pela revisão da Google, utilizar as APIs da empresa para rastreio e os programadores terão de reportar todas as transações, conforme detalhado na página de suporte da Google.

Descontos mínimos e o futuro da batalha legal

Para quem optar por soluções de faturação alternativa dentro da própria aplicação, o cenário não é muito mais favorável. A Google oferece um "desconto" de apenas 5% face às taxas habituais. Isto significa que a empresa cobrará 25% sobre as compras e 10% sobre as subscrições, valores que, na prática, podem não compensar o esforço técnico de implementar um sistema de pagamento paralelo, segundo as informações disponibilizadas na documentação sobre faturação alternativa.

A empresa afirma que, por enquanto, não está a cobrar estas taxas ativamente, nem a exigir o reporte das transações, mas a intenção de o fazer no futuro é clara. A Google justifica estes custos afirmando que refletem o valor fornecido pelo Android e pela Play Store, suportando o investimento contínuo na plataforma.

A Epic Games já reagiu, concordando com os prazos de inscrição, mas opondo-se firmemente às taxas de serviço anunciadas, prometendo contestá-las caso entrem em vigor. A situação assemelha-se ao caso da Apple, onde uma taxa de 27% para pagamentos externos foi recentemente considerada inadequada pelo tribunal. O juiz James Donato, que já se mostrou cético em relação às propostas da Google, agendou uma audiência para o dia 22 de janeiro para analisar a situação.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech