
A missão Artemis 2 está cada vez mais próxima de se tornar realidade, com a data de lançamento agora fixada para o dia 6 de março. A viagem de 10 dias promete ser um marco na exploração espacial, segundo os detalhes revelados pela NASA.
Ensaio geral superado com sucesso
A agência espacial norte-americana conseguiu definir esta meta após concluir, na passada quinta-feira, um ensaio geral decisivo. Durante o teste no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, o gigantesco foguetão Space Launch System (SLS) foi abastecido com mais de 2,6 milhões de litros de combustível líquido. A equipa conseguiu ainda completar duas simulações da contagem decrescente final.
Este sucesso surge depois de uma primeira tentativa, realizada no início de fevereiro, ter sido cancelada devido a uma fuga de hidrogénio. Desta vez, embora tenha ocorrido uma ligeira falha nas comunicações terrestres, a equipa conseguiu transitar rapidamente para uma alternativa de recurso, identificando e isolando o equipamento problemático antes de restaurar os canais principais.
O regresso da humanidade à Lua
Lori Glaze, diretora do programa da Lua para Marte da agência espacial, confirmou na sexta-feira que o dia 6 de março é o primeiro alvo para a tentativa de lançamento. A responsável sublinhou que ainda há muito trabalho pela frente, o que inclui uma análise minuciosa aos dados recolhidos no ensaio geral, a revisão da prontidão de voo e as intervenções finais na plataforma de lançamento.
Os quatro astronautas que compõem a tripulação da Artemis 2 deverão entrar em quarentena ainda durante o dia de sexta-feira. Esta será a primeira missão tripulada da nave Orion e um momento histórico para a exploração espacial: é a primeira vez em mais de meio século que humanos vão viajar à volta da Lua, registando também a viagem mais distante de sempre da nossa espécie no espaço. O principal objetivo será testar os sistemas vitais de suporte de vida da cápsula, preparando o terreno para futuras aterragens no solo lunar.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!