
A ambição de regressar à órbita lunar sofreu um novo revés. A NASA tinha definido o dia 6 de março para a descolagem da missão Artemis II, mas uma anomalia técnica inesperada obrigou a agência espacial a suspender os preparativos. O aguardado regresso tripulado à Lua vai ter de esperar mais algum tempo.
O problema no sistema de hélio do SLS
A falha foi detetada no sistema de hélio do Interim Cryogenic Propulsion Stage (ICPS), que atua como o estágio de propulsão criogénica do gigantesco foguetão Space Launch System (SLS). Durante um processo de rotina para repressurização, a equipa técnica verificou que o hélio não estava a fluir corretamente através do veículo espacial.
Este incidente fez soar os alarmes, uma vez que remete para dificuldades muito semelhantes às que foram enfrentadas durante a missão Artemis I. Curiosamente, durante os testes gerais conhecidos como WDR1 e WDR2, todos os sistemas operaram na perfeição e sem registo de anomalias. De momento, o foguetão encontra-se numa configuração segura. Os motores estão a ser mantidos em purga através do sistema terrestre, evitando assim a utilização do hélio que se encontra a bordo.
Regresso ao pavilhão e próximos passos da missão
Os engenheiros estão agora a avaliar várias hipóteses para a origem do problema. Entre as possibilidades em cima da mesa estão um defeito no filtro final do cabo umbilical de ligação à estrutura terrestre, uma falha na interface de encaixe rápido ou o mau funcionamento de uma válvula interna. Esta última teoria é a que mais se assemelha ao que aconteceu na Artemis I, apesar de já terem sido aplicadas medidas corretivas para evitar que a situação se repetisse.
Seja qual for a causa exata, a reparação vai exigir uma intervenção complexa. O foguetão terá de ser transportado novamente para o Vehicle Assembly Building, o que descarta oficialmente a janela de lançamento que estava prevista para março. A liderança do programa espacial sublinha que estes contratempos fazem parte da natureza da exploração espacial, lembrando que até a era Apollo enfrentou desafios semelhantes.
Mais pormenores serão revelados em breve, conforme indicado numa publicação oficial partilhada pelo administrador da NASA, onde a agência promete um briefing detalhado para os próximos dias sobre o futuro da Artemis II e do plano para voltar a colocar astronautas na superfície lunar.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!