1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

WD Blue


A WD anunciou hoje o início da comercialização das primeiras unidades de disco do mundo com formato de 2,5’’ e apenas 5 mm de espessura bem como unidades híbridas no mesmo formato que conjugam tecnologia mecânica e SSD (Solid State Hybrid Drives ou SSHD).


Esta nova família de unidades de discos UltraSlim destina-se a ser integrada em dispositivos ultra finos de nova geração bem como para utilização em espaços extremamente confinados e nos quais não seja possível usar qualquer outro tipo de disco.


Com capacidades de 500 GB bem como modelos que integram tecnologia híbrida SSHD de alto desempenho, esta nova linha de produtos ultra finos da WD vem ajudar a evitar os compromissos que normalmente os projetistas de sistemas têm de fazer em termos de equilibrar capacidade, tamanho físico e desempenho.


“Com o lançamento dos nossos discos rígidos ultra finos WD Blue™ com 5 mm de espessura bem como dos nossos produtos WD Black™ SSHD, já disponíveis para os OEMs, a WD está a oferecer aos seus clientes uma variedade de soluções que maximizam para os consumidores as capacidades de armazenamento e de eficiência volumétrica, bem como o desempenho e a capacidade dos sistemas”, disse a propósito Matt Rutledge, vice-presidente da unidade de negócios Client Computing da WD. “A nossa equipa de engenharia teve uma abordagem a partir do zero com estas novas unidades de 5 mm, de forma a conseguir discos que abrem um mundo de possibilidade e de aplicações para a computação móvel e mais além”, concluiu.


Novas tecnologias


A WD projetou as novas unidades WD Blue e WD Black de 5 mm de forma a oferecer novos níveis de portabilidade nos dispositivos. Os novos discos destinam-se a aumentar a capacidade de armazenamento interno ao mesmo tempo que podem ser integradas em espaços físicos muito mais reduzidos. Além disso, quanto mais fino e mais portátil é o dispositivo, mais vulnerável se torna o disco rígido ao stress induzido pelo utilizador.


Para contrariar estes constrangimentos, a WD trabalhou em vários vetores:


  • Formato ultra-fino – A espessura de 5 mm com um conetor compacto oferece aos projetistas de sistemas um maior grau de liberdade no desenho do chassis. O formato ultrafino reduz o peso em cerca de 36% quando comparado com uma unidade convencional de 2,5’’ com 9,5 mm de espessura.
  • Ruído e resistência aos choques “Best-in-class” – A WD utiliza tecnologias acústicas “best-in-class” que reduzem o ruído quando o disco está em pleno funcionamento ou em estado de repouso. Além disso, os discos WD Blue e WD Black de 5 mm oferecem resistências ao choque sem precedentes de 400 G (em operação) e de 1000 G (desligado).
  • Tecnologia “Edge Card” – A WD desenhou o conetor e a placa de circuitos principal utilizando tecnologias de miniaturização normalmente usadas na indústria dos smartphones de forma a maximizar o espaço de oscilação livre para o disco rígido e assim assegurar uma resistência otimizada aos choques.
  • Conetor “Edge Card” – As unidades WD Blue de 5 mm incluem também a primeira aplicação da indústria do novo conetor SFF-8784 (“edge conector”). Este novo conetor recebe energia e realiza a interface com o bus de entrada e saída do hospedeiro através da interface SATA SFF-8784.
  • StableTrac™ – O eixo do motor está fixo em ambos os extremos de forma a reduzir vibrações induzidas pelo sistema e estabilizar os discos internos (“platters”) para um seguimento (tracking) preciso durante as operações de leitura e escrita, de forma a garantir um desempenho elevado de forma consistente.
  • Atuador de Dupla Etapa (“Dual Stage Actuator”) – Atuadores de dupla etapa de nível empresarial oferecem uma maior precisão posicional sobre as pistas de dados. O atuador primário oferece um deslocamento rápido usando princípios eletromagnéticos convencionais. O atuador secundário utiliza movimento piezoelétrico para aperfeiçoar o posicionamento da cabeça e oferecer um nível de precisão mais elevado.

Disponível a partir de hoje para distribuidores industriais e clientes OEM com capacidades de 500 GB, o disco WD Blue de 2,5’’ e 5 mm de espessura, (modelo WD5000MPCK) tem um preço recomendado de 89 dólares e está coberto por uma garantia limitada de dois anos.


As versões WD Black SSHD encontram-se igualmente já disponíveis para OEMs e integradores, quer com tecnologia híbrida proprietária da WD, quer com tecnologia standard SATA.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech