1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Autoridades portuguesas pediram informação sobre páginas Web ao Google  Internet-enderecos-sites-cf42
Nos últimos seis meses, entidades estatais de Portugal solicitaram por 73 vezes informação de conteúdos e utilizadores referenciados pelo Google. Menos de 10 desses pedidos resultaram na remoção de páginas web.

Os números acabam de ser publicados pelo novo Transparency Report do Google , que dá a conhecer os vários pedidos de informação sobre páginas Web ou utilizadores que as entidades de vários países vão fazendo ao longo do tempo.

A ferramenta pretende denunciar algumas das tentativas de censura que os governos de vários países tentam exercer sobre o maior motor de busca do mundo, mas também agrega pedidos de informação relativos a processos criminais.

O mapa disponibilizado pelo TR não fornece detalhes sobre o assunto - apenas refere que menos de 10 dos 73 pedidos enviados pelas autoridades portuguesas, nos últimos seis meses, terão resultado na remoção de conteúdos das páginas do Google.

A escassez de informação não permite apurar o preciso número de páginas removidas, nem identificar as origens dos pedidos - o que impede a distinção entre solicitações feitas por autoridades policiais no âmbito de investigações de crimes, hipotéticas solicitações de organismos governamentais, ou "apenas" as notificações que a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) enviou recentemente para o Google, com vista a impedir a captação de fotos para o serviço Street View, devido à alegada violação de privacidade dos cidadãos.

No TR é possível descobrir que os EUA lideram por larga margem este "ranking" com um total de 4287 pedidos de informação enviados para o Google. Destes pedidos, 128 terão resultado na remoção de conteúdos na Net.

Apesar de pretender dar a conhecer algumas das pressões governamentais, o TR é omisso quanto aos pedidos efetuados pelas autoridades chinesas, com quem o Google protagonizou recentemente um braço de ferro pela liberdade de expressão
Fonte: Exame Informática

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech