A Apple encontra-se a trabalhar para remover um conjunto de aplicações que conseguiram passar malware para a App Store.
De acordo com a agência Reuters, várias aplicações populares conseguiram passar as medidas de segurança da Apple e infiltrar-se com malware dentro da loja de aplicações. Entre estas encontra-se a WeChat, conhecida aplicação de chat com milhares de downloads.
A descoberta foi realizada pela empresa de segurança Palo Alto Networks, que afirma ter descoberto várias aplicações com o malware XcodeGhost, conhecido por ser injectado sobre aplicações desenvolvidas em versões piratas do Xcode da Apple.
Este malware pode apresentar várias mensagens falsas ao utilizador, requerendo dados ou permissões, e enviando as mesmas para servidores remotos. É ainda capaz de recolher dados criados nos dispositivos, incluindo passwords.
Em comunicado, a Apple já fez saber que se encontra a remover todas as versões criadas com a versão pirata do Xcode pelos programadores, incentivando a criação das aplicações pela correta versão.
Até ao momento os investigadores da Palo Alto Networks afirma que ainda não ocorreram ataques ou roubos de dados através deste malware e nas aplicações conhecidas como estando infetadas.
Via Reuters
Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr
Nenhum comentário
Seja o primeiro!