1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

android malware

 

A Play Store da Google tem vindo a ser cada vez mais uma plataforma escolhida para a distribuição de malware, apesar de todas as medidas de segurança que a Google tem vindo a implementar.

 

Recentemente foram descobertas duas novas aplicações que estariam a ser distribuídas na loja, e que continham malware a afetar os dispositivos onde se encontravam instalados. Estas aplicações continham mais de 1 milhão de downloads, e possuíam malware relacionado com publicidade, que gerava falsos acessos aos conteúdos em segundo plano e a consumir a bateria dos utilizadores.

 

As aplicações em questão eram a "Idea Note", um bloco de notas simples, e a “Beauty Fitness”, que fornecia dicas de fitness. As aplicações encontravam-se disponíveis para download desde o ano passado, sendo que apenas foram removidas da loja da Google depois da descoberta do malware por parte da empresa de segurança Symantec.

 

O esquema escondia conteúdo publicitário em zonas do ecrã que não eram visíveis para os utilizadores, e depois procedia com os acessos à mesma para gerar receitas para os criadores destes conteúdos. No geral, os utilizadores nem se apercebiam da publicidade nos equipamentos, apenas num desgaste anormal da bateria pelo carregamento continuado destes conteúdos.

 

A maioria destas aplicações escondem as suas atividades sobre ações aparentemente normais, ao ponto que os sistemas de segurança da Google não são capazes de identificar as mesmas diretamente. Isto faz com que as apps pareçam “limpas” para a Google, apesar de ainda conterem as atividades maliciosas escondidas no código.

 

Ambas as aplicações foram entretanto removidas da Play Store e de todos os dispositivos onde estariam instaladas – caso tenham sido instaladas pela Play Store diretamente.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech