1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

apple locked

 

Os utilizadores do sistema OS X da Apple não estão totalmente a salvo de um novo tipo de ransomware, o primeiro detetado no sistema.

 

O ransomware, apelidado de KeyRanger, encontra-se a ser propagado sobre distribuições maliciosas do cliente de BitTorrent Transmission. Uma vez instalada esta aplicação, o ransomware permanece inativo durante os primeiros três dias, passando depois a encriptar todo o conteúdo do disco e a requerer um pagamento para o desbloqueio.

 

A Apple já começou a tomar medidas para prevenir o incidente, através do sistema de segurança Gatekeeper, que impede a instalação da aplicação infetada. No entanto esta medida não resolve o problema dos utilizadores que já tenham instalado a aplicação.

Os programadores da aplicação Transmission também se encontram a recomendar os utilizadores a realizarem o upgrade para a versão 2.91.

 

Apesar de o ransomware ter vindo, nos últimos meses, a ser cada vez mais utilizado para afetar sistemas com o Windows, o KeyRanger é o primeiro do tipo a ser destinado aos utilizadores do Mac OS X.

 

Os utilizadores que tenham receio de poderem ter instalado o ransomware poderão verificar se a lista de processos em execução apresenta o “kernel_service”. Este possui um nome similar ao processo de kernel do Mac OS X, utilizado esta medida para se mascarar no sistema.

 

Via 9to5Mac







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech