O Facebook encontra-se cada vez mais a promover conteúdos de vídeos na plataforma, mas com estes surge também quem pretenda aproveitar para distribuir conteúdos maliciosos aos utilizadores menos atentos.
A empresa de segurança ESET revelou que se encontra a ser propagado um novo esquema de distribuição de malware pela plataforma. Os utilizadores recebem uma mensagem, normalmente de um amigo que também foi infetado, a distribuir um link para um suposto vídeo do Youtube.
No entanto, quando se acede com o Chrome, é automaticamente questionado para ser instalada uma extensão no navegador. Caso se aceite, a extensão começa por propagar-se novamente pela rede social, utilizando o seu perfil do Facebook para divulgar mais vídeos para possíveis vitimas.
A ESET revela que este malware já foi detetado em diversos países, incluindo Portugal, tendo sido instalado em mais de 10.000 navegadores. Por enquanto o malware apenas afeta os utilizadores que acedam ao link via o Chrome e aceitem explicitamente a instalação da extensão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!