Durante as próximas 72 horas, os utilizadores da aplicação WhatsApp residentes no Brasil não poderão aceder ao serviço, por ordem de um juiz.
O bloqueio aparenta ser o resultado de um caso contra a plataforma devido à encriptação total das suas mensagens. O juiz Marcel Montalvo ordenou ao WhatsApp que providenciasse todas as mensagens enviadas pela aplicação sobre um caso de investigação a tráfico de droga. Após recusa, o juiz decretou o bloqueio no acesso à aplicação, durante o período de 72 horas.
Em comunicado, a empresa refere que tal pedido é impossível de ser processado, tendo em conta que todas as mensagens do WhatsApp são encriptadas entre o destinatário e recetor, não ficando armazenadas nos servidores da mesma.
Jan Koum, responsável pela plataforma, refere no seu perfil pessoal do Facebook que se encontra a trabalhar para devolver à população brasileira o serviço, sem que tenha de se comprometer a privacidade de milhões de utilizadores em todo o mundo.
De relembrar que o serviço já tinha sido previamente bloqueado, em Dezembro do ano passado, por casos similares. No entanto, nessa altura, o bloqueio foi levantado menos de 24 horas depois.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!