1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet

 

Se durante os dias 20 e 21 de Junho verificou alguma perda de velocidade ou até erros no acesso a alguns serviços, a culpa pode ter sido de um único engenheiro.

 

Nos dias 20 e 21 de Junho foram verificadas várias perdas de pacotes em grandes serviços, como a Google, Reddit, Slack, WhatsApp e até serviços da Amazon, um pouco por toda a Europa e nos EUA. O problema ocorreu devido a uma falha na empresa sueca “TeliaSonera”, a qual é maioritariamente responsável por fornecer e configurar cabos submarinos entre diferente regiões.

 

O problema da perda de pacotes não se deveu a danos físicos nestes cabos, mas sim a um erro por parte de um engenheiro da empresa. Depois de ter realizado a configuração de um importante router na rede, o engenheiro acabou por redirecionar uma grande parte do tráfego mundial para Hong Kong.

 

Por conta deste erro, uma grande parte do tráfego oriundo entre a Europa e os EUA acabou por ser redirecionado para Hong Kong, levando a uma elevada lentidão na rede em geral e até a erros de ligação num elevado número de serviços.

O protocolo TCP, utilizado na maioria das ligações atuais, permite que os pacotes sejam reenviados em caso de perdas. No entanto, este processo obriga a dispensar mais tempo e, caso os reenvios não sejam bem-sucedidos, a ligação irá falhar, o que estará na origem dos atrasos e erros de ligação para certas entidades.

 

Matthew Prince, CEO do serviço Cloudflare, revelou na sua conta pessoal do Twitter que a sua empresa gasta “milhares de euros por ano” com a TeliaSonera, sendo que estes erros têm vindo a ser cada vez mais frequentes e são totalmente inaceitáveis.

Num GIF criado pelo serviço Cloudflare é possível verificar o momento em que a transmissão de pacotes TCP caiu drasticamente.

 

Perda de pacotes

 

Via The Register

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech