Uma das funcionalidades do Google que nem todos chegam a ver encontra-se na capacidade de a empresa alertar quando deteta tentativas de ataques patrocinadas por governos. Quando um determinado governo ordena um ataque a contas nos serviços da Google, a empresa pode emitir um alerta para os responsáveis por essa conta, como medida de prevenção.
Isto é particularmente útil no caso de jornalistas, ativistas e pessoas de interesse a nível mundial. E, nos últimos dias, várias entidades têm começado a receber alertas do género.
A mensagem informa apenas que a conta da pessoa foi alvo de tentativas de acesso, por parte de ataques suportados por entidades governamentais, mas não avança qualquer detalhe acerca de quem ou quando tal ocorreu.
É ainda indicado que menos de 0.1% dos utilizadores de serviços da Google são capazes de receber esta mensagem. A empresa recomenda ainda que seja realizada uma verificação de segurança na conta, para evitar possíveis intrusões não autorizadas.
Este aviso da empresa não é novo, tendo sido revelado pela primeira vez em meados de 2013, mas estão agora novamente a ser enviados a vários utilizadores, depois de um período relativamente calmo.
Fonte Ezra Klein (Twitter)
Nenhum comentário
Seja o primeiro!