A Google revelou que, ao longo de todo o ano de 2019, foram enviados cerca de 40.000 alertas para contas de utilizadores na empresa associados com possíveis tentativas de ataque via malware patrocinados por entidades governamentais.
Segundo a empresa, este valor corresponde a uma queda de 25% em comparação com os números do ano anterior, e poderá ser um indicativo da redução dos ataques devido às medidas de segurança que a Google também tem vindo a integrar na sua plataforma.
Entre os principais alvos de ataques deste género encontram-se jornalistas e agências de notícias internacionais, sobretudo no que respeita à tentativa de engano de outros utilizadores com mensagens potencialmente maliciosas enviadas por jornalistas reconhecidos.
Um dos motivos pelos quais também se terá verificado uma redução no número destes ataques encontra-se sobre o recentemente revelado Advanced Protection Program, que garante uma segurança adicional das contas de risco dentro da empresa, e que segundo a Google ainda não terá sido contornado. Não existem casos de utilizadores que se encontrem no Advanced Protection Program a terem sido alvo de phishing ou outro género de ataque direto, sendo que o objetivo deste sistema passa mesmo por fornecer uma camada adicional de segurança para a plataforma em geral.
A Google recomenda que o Advanced Protection Program seja ativado sobre todos os utilizadores que possam encontrar-se num patamar de risco considerável, como jornalistas, líderes de empresas e entidades privadas com renome no meio. O programa limita o acesso que apps de terceiros poderão realizar à conta e aplica várias outras medidas de segurança adicionais na mesma para impedir acessos indevidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!