A Google revelou recentemente que irá começar a aplicar um novo formato de distribuição de atualizações nas aplicações da Play Store, que pretende reduzir o consumo de dados, sobretudo para utilizadores em ligações móveis limitadas.
De acordo com a empresa, o novo sistema permite reduzir o tamanho de uma atualização em cerca de 65%. Para tal, o novo sistema identifica quais os ficheiros que necessitam de ser atualizados, bem como um novo sistema de compressão que permite ser até 20% mais eficiente.
Desta forma, invés de se realizar o download da aplicação por completo, o sistema da Google analisa quais os dados que realmente necessitam de ser atualizados, enviando apenas os mesmos para o equipamento.
O sistema consegue analisar quais os ficheiros que foram modificados com a atualização, enviado apenas esses para o equipamento. Porém, apesar das melhorias no tamanho das atualizações, este processo obriga a um maior tempo de processamento, já que os ficheiros necessitam de ser comparados por alterações.
Uma vez verificados quais os ficheiros alterados, e os mesmos terem sido instalados no equipamento, é realizada ainda uma verificação final para garantir que o conteúdo é efetivamente o que se encontra a ser distribuído.
O melhor de tudo é que esta nova funcionalidade é totalmente processada na Play Store, pelo que não existe qualquer tarefa que os utilizadores ou programadores tenham de fazer. Além disso, também é garantida a compatibilidade com todos os equipamentos Android no mercado que utilizem a Play Store.
Fonte Android
Nenhum comentário
Seja o primeiro!