1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

distribuições linux para iniciantes

 

O ambiente Linux possui algumas particularidades que, para um utilizador habituado apenas ao Windows ou MacOS, podem ser algo confusas. Mas ainda assim existe quem queira mudar para uma plataforma mais aberta, estável e segura.

 

Feita essa escolha, agora entra outra mais complicada: Qual a distribuição a escolher?

Existem centenas de distribuições diferentes do Linux. Mas qual é a melhor para começar a utilizar o sistema de forma simples e rápida? E qual a melhor para quem possua poucos conhecimentos?

 

Neste artigo iremos indicar algumas das melhores distribuições para quem pretenda começar a “entrar” no universo do Linux. Estas distribuições foram selecionadas com base na facilidade de utilização e por disponibilizarem ferramentas que qualquer utilizador – com um pouco de prática – pode utilizar para gerir o sistema facilmente.

 

> Linux Mint

 

linux mint

 

O Mint é uma das distribuições atualmente mais utilizadas, sendo baseada no Ubuntu. Em pouco tempo esta conseguiu mesmo ultrapassar a popularidade do Ubuntu em certos ambientes.

O Mint foi criado com o intuito de disponibilizar uma experiência completa logo desde o primeiro arranque. Todas as principais aplicações estão disponíveis para utilização imediata, a gestão do sistema pode ser realizada a partir de simples programas gráficos sem a necessidade de introduzir qualquer código. Além disso, a própria interface é bastante intuitiva e simples de utilizar para qualquer utilizador.

 

O Linux Mint é a melhor distribuição que um recém-chegado ao sistema Linux pode utilizar para começar a dar os primeiros passos neste novo “ambiente”.

A distribuição encontra-se disponível em quatro grandes formatos de ambiente de trabalho: Cinnamon, MATE, KDE, Xfce. A escolha será ao gosto de cada um, mas a versão Cinnamon costuma ser a mais atrativa pela simplicidade.

 

Vantagens do Mint:

- Pronto a utilizar

- Interface fácil de utilizar

- Estável e com elevado desempenho

- Acesso ao Centro de Software do Ubuntu

 

Pode aceder ao site do Linux Mint aqui.

 

> Ubuntu

 

Ubuntu

 

O Ubuntu é bem conhecido de qualquer utilizador que tenha alguns anos de experiência em computadores. Foi uma das primeiras grandes distribuições a chegar com renome ao mercado, e ainda se mantêm.

 

Baseado no sistema Debian, esta distribuição é uma das mais utilizadas tanto por utilizadores iniciantes como avançados. A sua popularidade foi ainda mais acrescida recentemente, quando a Microsoft começou a disponibilizar alguns dos comandos deste sistema dentro do ambiente Windows.

 

Cada versão que é disponibilizada conta com novas funcionalidades e correções, o que criam uma distribuição bastante estável e simples de utilizar. A interface pode parecer um pouco diferente daquilo que os utilizadores do Windows estão habituados, mas rapidamente se aprendem os principais comandos e como a utilizar.

 

O Centro de Software do Ubuntu também permite que o utilizador tenha acesso a milhares de aplicações e as possa instalar diretamente de uma interface gráfica, num formato simples e rápido. Com apenas um clique é possível aceder a vastas categorias de aplicações para as mais diferentes áreas.

 

Vantagens do Ubuntu:

- Centenas de aplicações gratuitas no Centro de Software

- Larga comunidade online

- Diversas variantes disponíveis

- Compatível com a maioria do hardware existente

 

Pode aceder ao site do Ubuntu aqui.

 

> Zorin OS

 

zorin OS

 

O Zorin OS possui uma ideia base fundamental: criar um sistema amigável e simples de utilizar. Este sistema é perfeito para quem esteja habituado ao sistema Windows e à sua interface, sendo que todos os menus foram criados para se assimilarem o melhor possível à variante da Microsoft.

 

O design da interface foi pensado para se aproximar ao existente no Windows 10, de forma a facilitar a transição. Porém os criadores desta versão afirmam que o mesmo é uma excelente alternativa tanto para utilizadores de ambientes Windows como MacOS.

 

Além disso o sistema conta com diversas aplicações pré-instaladas que permitem começar desde logo a realizar algumas tarefas rotineiras. Mas para quem pretenda mais, o Centro de Software do Ubuntu também se encontra disponível para facilitar a instalação.

 

Vantagens do Zorin OS:

- Focado na facilidade de utilização

- Interface similar à do Windows

- Rápido e estável, mesmo em sistemas antigos

- Vários efeitos do desktop apelativos

 

Pode aceder ao site do Zorin OS aqui.

 

> elementary OS

 

elementary OS

 

Se o que procura é um sistema minimalista e de design atraente, então o elementary OS é a melhor escolha. Criado com o design em mente, o sistema possui uma interface minimalista que pretende focar a atenção nos detalhes.

 

O objetivo desta interface minimalista passa por garantir que o utilizador possui acesso simples às principais ferramentas que necessita durante o dia. Além disso, o sistema pretende deixar de lado qualquer acesso ao terminal, sendo que as principais funcionalidades de gestão do sistema baseiam-se em interface gráfica, útil para quem ainda não possua pleno conhecimento dos comandos a utilizar.

 

Tal como as variantes anteriores, o Centro de Software personalizado permite que sejam instaladas centenas de aplicações de forma simples e rápida.

 

Vantagens do elementary OS:

- Design minimalista e simples

- Estável e rápido em qualquer computador

- Bastante software útil pré-instalado

 

Pode aceder ao site do elementary OS aqui.

 

> Deepin Linux

 

deepin linux

 

Tal como o anterior elementary OS, o Deepin Linux é focado no design apelativo da interface.

Criado por uma comunidade chinesa, esta distribuição pretende criar uma interface que qualquer utilizador pode utilizar para tarefas rotineiras, disponibilizando todas as principais aplicações num formato simples de aceder.

 

Além disso, de todas as distribuições, esta é a que possui o processo de instalação mais simples e intuitivo. Tudo é realizado de forma praticamente automática, sendo que o utilizador apenas necessita de introduzir alguns dados respeitantes ao utilizador.

 

A par com isto, o Deepin Linux conta com diverso software essencial pré-instalado, como é o caso do Chrome ou OpenOffice. Isto permite que o utilizador possa começar a utilizar o sistema quase de forma imediata, sem se preocupar com mais software para instalar.

 

Vantagens do Deepin Linux:

- Interface exclusiva

- Design apelativo e simples de utilizar

- Loja de software personalizada

- Fácil de instalar e gerir

 

Pode aceder ao site do Deepin Linux aqui.

 

> Linux Lite

 

Linux Lite

 

O design da interface pode ser atrativo para muitos, mas também existe quem pretenda entrar no mundo do Linux devido a necessitar de um sistema mais rápido e leve para um computador antigo. E aqui o Linux Lite pode ajudar.

 

Esta distribuição possui como foco a rapidez e compatibilidade com praticamente qualquer computador. Baseado no Ubuntu, a distribuição deixa de parte os efeitos bonitos e serviços pesados para focar-se numa experiência de utilização simples e rápida em qualquer computador, mesmo que seja algo antigo.

 

Além disso, a interface é bastante similar à do Windows, facilitando a transição para o ambiente. Diversas aplicações são instaladas de origem, o que permite começar a utilizar o sistema de imediato.

 

Vantagens do Linux Lite:

- Leve em recursos

- Interface similar à do Windows

- Fácil de utilizar e gerir

- Pronto a utilizar de “origem”

 

Pode aceder ao site do Linux Lite aqui.

 

Conhece outras distribuições que sejam igualmente boas para iniciantes no mundo do Linux?

Partilhe nos comentários!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech