1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Linux

 

Com a rapidez na evolução da tecnologia, nem todos se recordam que o primeiro processador de 64 bits surgiu à mais de uma década, mas a grande maioria dos sistemas operativos ainda diferenciam as suas versões para processadores de 32 e 64 bits.

 

No entanto isso pode começar a mudar, com os planos de várias distribuições do Linux virem a deixar de suportar processadores de 32 bits. O Ubuntu é uma das distribuições mais utilizadas, sendo que, segundo a proposta de Dimitri John Ledkov, este pretende que o suporte a sistemas 32 bits seja descontinuado.

 

Esta posição também já tinha sido apoiada por diversas distribuições, como a Fedora e OpenSUSE. Entre as principais razões para descontinuar o suporte encontra-se no vasto esfoço adicional que é necessário para adaptar as distribuições a ambos os formatos.

De sublinhar que o Ubuntu já projetou não disponibilizar a imagem de 32 bits na próxima versão do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak, embora ainda seja possível a sua instalação via o próprio sistema. Espera-se que o Ubuntu 18.10 marque o final completo do suporte a sistemas de 32 bits.

 

Ironicamente, a grande maioria das distribuições Linux foram desenvolvidas como uma alternativa para sistemas Windows com recursos mais antigos numa época em que os processadores de 32 bits eram a norma comum. Mas, atualmente, praticamente qualquer sistema é compatível com 64 bits.

 

Via Ubuntu Lists

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech