1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

A próxima geração de algoritmos é inspirada em formigas que têm a capacidade para resolver problemas.

Investigadores da Universidade de Sydney, Austrália, usaram uma colónia de formigas, para provar que estes insetos são capazes de resolver complicados problemas matemáticos.

O estudo publicado no Journal of Experimental Biology, melhora os conhecimentos dos cientistas sobre como até os mais simples animais podem ultrapassar problemas complexos e dinâmicos que ocorrem na natureza.

Estes conhecimentos vão melhorar as capacidades dos cientistas em desenvolverem melhores aplicações de software que resolvam com maior eficácia problemas de lógica e que maximizem a eficiência em muitas das indústrias humanas.

Nas experiências realizadas, os cientistas criaram labirintos complexos e soltaram as formigas para que encontrassem a saída que levava à comida.

As formigas argentinas, usadas nos testes, encontraram a rota mais curta para o fazer e, quando os cientistas mudaram o cenário inserindo obstáculos à rota antes encontrada, as formigas conseguiram adaptar-se às condições e descobrir uma nota rota curta para chegar à saída.

Encontrar o caminho mais eficiente numa rede densamente ocupada é um desafio que se coloca habitualmente a quem desenvolve software.

Ao estudar as colónias de formigas, os cientistas vão conseguir desenvolver algoritmos mais eficientes que consigam imitar o comportamento registado na natureza.

Pormenor interessante: ao entrarem no labirinto, as formigas tinham 32,768 mil variantes de caminho que podiam seguir para encontrar a saída. Apenas duas eram as mais curtas.
Fonte: Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech