A Vodafone Portugal anunciou hoje, no evento “Semear o Futuro” em Lisboa, o seu portefólio atualizado de soluções destinadas a melhorar a produtividade e competitividade de negócios ligados à agricultura.
Construída sobre três eixos – sensorização, conectividade e plataforma agregadora -, esta oferta permite às empresas obterem maior precisão e eficiência na sua atividade, decidindo melhor e de forma mais atempada.
Recorrendo à Internet das Coisas (IoT), que permite a sensorização ao longo das diferentes fases de produção, é possível aos agricultores recolher o máximo de dados possíveis sobre cada processo.
Através da conectividade de referência da rede Vodafone, não só é garantida a rápida transmissão e tratamento desses dados em informação útil, como se assegura a comunicação máquina a máquina para mecanizar eficientemente a atividade.
Finalmente, a plataforma agregadora possibilita uma visão integrada da atividade em dispositivos móveis (tablet, por exemplo), a que se junta a interpretação personalizada e clara dos dados recolhidos no terreno, o que permite decisões mais rápidas e fundamentadas.
Entre as funcionalidades desta oferta estão, por exemplo, a monitorização de condições meteorológicas e do estado do solo para satisfazer as suas necessidades de rega, fertilização e fitossanidade; acompanhamento dos ciclos das culturas e das colheitas; localização e controlo de equipamentos no terreno; bem como o controlo de consumos e da segurança de infraestruturas e acessos.
As aplicações destas soluções, que potenciam a simbiose entre a Vodafone e o setor agrícola através da digitalização, vão desde o cultivo de cereais, frutas e legumes, à olivicultura e viticultura, passando pela exploração florestal e pela criação de animais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!