1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ccleaner

 

A Aplicação CCleaner é uma das mais populares no mercado para a limpeza do conhecido “lixo” dos sistemas. No entanto, foi recentemente descoberto que a aplicação esteve a distribuir malware durante mais de um mês aos utilizadores que instalaram a mesma.

 

De acordo com a empresa Cisco Talos, a aplicação esteve durante mais de um mês a distribuir malware em vários sistemas. O código interno da mesma permitia o download remoto de diverso malware e ransomware para os sistemas onde se encontrava instalado.

Apesar de a Piriform e a Avast (que recentemente adquiriu o software) terem confirmado o ataque, a boa noticia parte que não aparentam existir relatos de o código malicioso ter sido utilizado para o download.

 

exemplo do codigo

 

De acordo com Ondrej Vlcek, executivo da Avast, o incidente é considerado como sério, mas não existe razão para o pânico dos utilizadores. Apesar da existência do código malicioso, a segunda metade do mesmo nunca aparenta ter sido ativada, embora estivesse pendente e preparada para algo mais grave.

 

No entanto o malware tinha também como objetivo roubar diversas informações dos sistemas dos utilizadores, entre os quais o nome do computador, lista de software instalado, processos ativos e o MAC das primeiras três placas de rede instaladas no sistema.

 

O malware aparenta ter sido descoberto na versão 5.33 do CCleaner, a qual foi distribuída entre os dias 15 de Agosto e 12 de Setembro. Os últimos dados apontam que a versão infetada foi descarregada por mais de 2.27 milhões de utilizadores.

 

Caso tenha sido um dos utilizadores que instalou a versão 5.33 do CCleaner, o recomendado passa por atualizar a versão para a mais recente, a qual elimina por completo o malware do código.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech