1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

winja

 

Manter uma solução de antivírus num computador é essencial para garantir a segurança dos dados. No entanto, nem todos os antivírus conseguem detetar todas os malwares existentes, e alguns podem escapar… Mas e se pudesse ter o poder de 51 antivírus numa única plataforma?

 

Esta é exatamente a promessa do serviço VirusTotal, que permite analisar determinados ficheiros por malware em mais de 51 produtos antivírus diferentes, garantindo assim um pouco mais de segurança na altura de verificar ficheiros desconhecidos.

Apesar desta plataforma contar com um serviço online, hoje deixamos aqui um programa similar que permite realizar toda a analise diretamente do Windows num formato mais simples: o Winja.

 

janela principal

 

O Winja permite interligar o poder de processamento do VirusTotal diretamente do desktop. Com este é possível proceder ao envio e analise de ficheiros individuais facilmente, tal como se fosse uma analise realizada a partir de um programa de antivírus regular.

Basta o utilizador selecionar o ficheiro a analisar, aguardar alguns momentos e o resultado será automaticamente apresentado.

 

De sublinhar que o Winja não pretende ser uma solução antivírus completa, mas sim um complemento. Ou seja, será destinado a garantir uma camada adicional de segurança sobre ficheiros desconhecidos, mas não deve ser utilizado como uma substituição a software antivírus tradicional, visto que nem é realizada nenhum tipo de analise automática de ficheiros no sistema.

Além disso, é importante analisar bem os resultados, visto que podem existir situações onde sejam verificados falsos-positivos.

 

analise software

 

O programa conta com algumas funcionalidades interessantes, como a capacidade de enviar os ficheiros diretamente de um link web. Com este, o programa realiza o download de ficheiros da internet e envia os mesmos diretamente para o VirusTotal, evitando que o utilizador tenha de descarregar manualmente o mesmo (e possa acabar por causar problemas por lapso).

 

download programa analise

 

O programa, além dos ficheiros que se encontrem armazenados no computador, também pode realizar uma analise rápida sobre os processos ativos, o que poderá ser útil caso detecte algum processo suspeito na lista e não saiba a sua origem.

 

Em resumo, o Winja é um excelente complemento para qualquer solução antivírus, garantindo que possui a capacidade de analisar um ficheiro mais extensivamente antes de causar problemas, mesmo que a sua solução atual de antivírus não detete o ficheiro como malicioso. Além disso, é totalmente gratuito, pelo que não custa experimentar.

 

Download:

Site oficial (Gratuito)

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech