Apesar de ainda faltar algum tempo para que o Android P seja oficialmente revelado, alguns detalhes do sistema têm vindo a surgir nos últimos meses.
Apelidado internamente de Pistachio Ice Cream, o Android 9 poderá contar com algumas funcionalidades que irão melhorar a segurança do sistema, e uma delas será a limitação das permissões que cada aplicação pode utilizar.
De acordo com o portal XDA-Developers, a nova versão do Android não irá permitir que as aplicações realizem o acesso secreto à câmara dos equipamentos, evitando assim possíveis casos de espionagem por parte de malware.
Os detalhes ainda não são muito vastos, mas de acordo com a modificação no código do projeto AOSP, a câmara não irá permitir o acesso por parte de aplicações externas quando estiver em modo de repouso, sendo o utilizador informado quando uma aplicação tente aceder à mesma neste modo. No geral, as aplicações terão de se encontrar em primeiro plano antes de conseguir aceder diretamente à câmara do equipamento.
É comum os utilizadores maliciosos aproveitarem as permissões do Android para explorar o máximo do equipamento. No entanto, com esta medida, o possível roubo de informações a partir da câmara será mais limitado…
Nenhum comentário
Seja o primeiro!