1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

windows 7

 

Os computadores com o Windows 7 que não possuam um antivírus instalado irão deixar de receber atualizações pelo Windows Update de forma automática, o que inclui as recentes atualizações de Janeiro e Fevereiro com os patches para o Spectre/Meltdown.

 

Desde o conhecimento público das vulnerabilidades Spectre e Meltdown que a Microsoft exige que todos os fabricantes de soluções antivírus criem uma chave no registo especifica, e única ao Windows 7, a qual é utilizada posteriormente para garantir a compatibilidade com os patches de correção.

 

Esta medida é necessária porque soluções antivírus, por vezes, realizam atividades especificas no sistema que são incompatíveis com os patches das vulnerabilidades, levando a bloqueios e reinícios inesperados. Com esta chave no registo é garantido que um programa não irá causar problemas para os utilizadores após a instalação do mesmo, sendo a mesma aplicada quando os produtores de antivírus entenderem que o sistema está preparado para a atualização.

 

No geral, a medida teria um bom propósito, mas possui um senão que pode levar à falha de atualizações futuras. Os utilizadores que não possuam uma solução de antivírus instalada nos seus sistemas não irão ter esta chave, levando a que o sistema deixe de realizar atualizações automáticas pelo Windows Update.

 

alerta registo chave antivirus

 

O Windows 7 possui por padrão o Windows Defender, porém, e ao contrário do que se encontra no Defender do Windows 8 e 10, este apenas protege contra pequenos spyware e adware. Além disso o programa também não cria a chave do registo necessária para as atualizações, visto não ser um pacote de segurança completo.

 

Para que possam voltar a receber as atualizações, é necessário que seja instalada uma solução de antivírus no sistema ou, em alternativa, a criação manual da chave no registo. O processo pode ser feito através da localização “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\QualityCompat”, criando a chave “cadca5fe-87d3-4b96-b7fb-a231484277cc” com o valor "dword:00000000"

 

O TugaTech disponibiliza também a chave de registo pré-criada, a qual pode ser instalada facilmente, bastando clicar duas vezes sobre o ficheiro .reg.

Poderá verificar o conteúdo do ficheiro neste link, ou descarregar o mesmo diretamente a partir deste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech