O Facebook voltou recentemente a estar nas críticas relativamente à privacidade, depois de ter lançado uma nova aplicação na última semana.
Durante o início da semana, a rede social revelou a aplicação Bolt App Lock, dedicada ao bloqueio de acessos a aplicações instaladas nos smartphones. Esta aplicação foi lançada pela entidade Onavo, a qual faz parte do Facebook e também possui uma das VPNs que mais dados recolhe dos utilizadores para posteriormente enviar para a rede social.
De acordo com a empresa Sensor Tower, o Bolt App Lock não se limitava apenas a bloquear o acesso a outras aplicações no equipamento, mas também recolhia diversa informação dos utilizadores para posterior envio para servidores do Facebook.
Além disso, a própria descrição da app na Google Play contava com a referência a que dados dos utilizadores e das aplicações instaladas seriam enviados para os servidores do Facebook, nomeadamente informações da rede e do dispositivo, com a justificação de ser necessário para melhorar o serviço.
Porém, pouco depois de ter sido disponibilizado, a aplicação foi rapidamente removida da loja da Google, estando atualmente indisponível para download. Os utilizadores que a tenham instalado são aconselhados a removerem a mesma dos seus equipamentos, a fim de evitar a recolha inapropriada de dados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!