1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

gmail dados google

 

Sobre uma recente carta enviada aos senadores dos EUA, a Google indicou que ainda se encontra a permitir aplicações que podem aceder aos conteúdos do Gmail e dados dos utilizadores, bem como fornecer os mesmos a outras entidades.

 

De acordo com a empresa, os atuais 1.4 mil milhões de utilizadores do Gmail podem ter os seus dados acedidos por aplicações de terceiros, sendo que entre as informações recolhidas encontram-se os conteúdos de mensagens de email recebidas e enviadas na plataforma.

Obviamente, para se fazer a recolha destes dados, os utilizadores necessitam primeiro de permitir que uma aplicação aceda à conta e aos respetivos dados. No entanto, uma vez fornecido o acesso, os dados podem ser partilhados com terceiros pelos programadores caso estes sejam transparentes sobre como estão a ser utilizadas as informações.

 

Um dos exemplos poderá ser aplicações de viagens online, que podem analisar os conteúdos das mensagens dos utilizadores para sugerir destinos ou promoções baseadas no interesse dos mesmos, bem como nas conversas que tenha tido.

 

Susan Molinari, vice-presidente de política pública e assuntos governamentais da Google, afirma que os utilizadores possuem sempre o controlo sobre quais as aplicações que podem aceder às suas contas, a partir da página de configuração da conta da Google. Além disso, todas as aplicações necessitam de explicar exatamente quais os dados a que irão ter acesso, cabendo ao utilizador a responsabilidade de permitir ou não o mesmo.

 

exemplo de aplicação com acesso a dados

 

A empresa também sublinha que, no caso de aplicações que não sejam claras sobre a recolha de dados, estas são rapidamente suspensas – muitas vezes antes de chegarem a ser utilizadas na plataforma. Não foram, no entanto, adiantados detalhes sobre se esta situação já ocorreu no passado.

 

Para os utilizadores, o mais importante será que qualquer aplicação que requeira acesso à conta da Google seja verificada exaustivamente, sobretudo as suas permissões. Além disso, é importante garantir se uma aplicação é realmente fidedigna antes de se permitir o seu acesso aos dados da conta – apesar de a Google monitorizar as mesmas, ainda assim podem existir casos de aplicações maliciosas que ganhem acesso aos conteúdos dos utilizadores por este meio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech