1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

chrome privacy

 

Desde a versão 69 do Google Chrome que, quando o utilizador entra com a sua conta num serviço da Google, este login aplica-se automaticamente também no Chrome, sem que o utilizador controle se pretende ou não o registo da sua conta localmente no navegador.

 

Apesar de a medida facilitar a integração de serviços da Google entre a web e o navegador, também abre as portas a algumas questões de privacidade.

As políticas de privacidade do Chrome apontam que, quando o utilizador não se encontra com a conta registada, o Chrome mantém todos os dados de navegação guardados de forma local. No entanto, todos esses dados podem ser enviados para os servidores da Google assim que uma conta é registada no navegador – o que inclui dados de preenchimento automático e as passwords.

 

É importante referir que o Chrome sempre permitiu aos utilizadores interligarem as suas contas Google com o sistema, porém este passo era, até agora, opcional e necessitava da confirmação de cada utilizador. Com a nova versão do Chrome, o processo passou a ser totalmente automático.

 

Apesar dos receios, Adrienne Porter Felt, engenheira e gestora da equipa de desenvolvimento do Chrome, revelou recentemente que os dados dos utilizadores continuam a permanecer localmente no sistema e não são enviados para os servidores da Google mesmo que seja feito o login. No entanto, ainda fica a dúvida sobre o motivo que leva a Google a forçar o login automático.

 

chrome resposta login automático

 

Para a Google, a funcionalidade pretende ser uma lembrança para os utilizadores que as suas contas estão ativas no navegador - como exemplo, a sessão do Gmail encontra-se aberta, sendo tal indicado com a apresentação da foto de perfil do utilizador no canto superior direito do navegador.

 

Além das possíveis implicações a nível da privacidade – para quem não pretenda enviar os dados para os serviços da Google – esta medida também causa problemas em sistemas que sejam compartilhados por múltiplos utilizadores. Uma vez que a conta da Google permanece ativa no navegador, terceiros com acesso ao sistema poderão também aceder a todas as contas que estejam guardadas no navegador – algo comum em sistemas públicos e que possuam apenas uma conta geral no sistema operativo.

 

Para muitos, esta medida é similar ao que a empresa realizou aquando o lançamento do Google+, onde a plataforma foi integrada e forçada em diversos serviços e com consequências desastrosas. Além de que a Google também não possui um bom registo no que respeita a manter a privacidade dos utilizadores num formato claro, como se verificou recentemente com a capacidade de registar os dados de localização dos utilizadores mesmo que esta definição fosse desativada.

 

Para quem pretenda desativar esta funcionalidade, felizmente existe uma opção escondida que permite desativar a mesma. Acedendo à página “chrome://flags/#account-consistency”, e desativando a opção, o navegador deixa de registar os logins automáticos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech