Apesar de todas as novidades que tem vindo a surgir no mercado dos smartphones, as vendas finais de novas unidades parecem ter vindo a abrandar ao longo do último ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Strategy Analytics, respeitante às vendas mundiais de smartphones, os números apontam para uma queda constante dos números. Pelo quarto trimestre consecutivo regista-se uma queda na procura e venda de novas unidades de smartphones, sendo que o terceiro trimestre deste ano fecha com 360 milhões de unidades vendidas.
Este valor corresponde a uma queda de 8% face a igual período do ano passado. Apesar disso, a Samsung ainda lidera a lista das marcas favoritas dos consumidores, contando com 20% de quota no mercado – o que corresponde a 72.3 milhões de unidades vendidas. Mas mesmo assim, estes números correspondem a uma queda de 13% face a igual período do ano passado.
Em segundo lugar na tabela das vendas surge a Huawei, com 52 milhões de unidades vendidas. Mas ao contrário da Samsung, esta regista um aumento nas vendas face ao ano anterior, com o crescimento na ordem dos 32% - em parte devido aos novos modelos que foram revelados no mercado.
A Apple encontra-se em terceiro lugar, com um crescimento praticamente nulo. No total foram vendidas 46.9 milhões de unidades do iPhone, sendo que a empresa possui uma quota de 13% no mercado.
Em quarto e quinto lugar encontram-se duas marcas chinesas: a Xiaomi e a Oppo. Estas contam com 33 e 31.2 milhões de unidades vendidas, respetivamente. Em nível de quota no mercado, a Xiaomi possui 9.2% e a Oppo 8.7%.
Até ao momento o futuro ainda é algo incerto, com os principais analistas divididos entre se irá ser verificado um aumento das vendas no setor. É possível que a revelação de novas unidades no mercado dos smartphones, sobretudo os tão aguardados smartphones dobráveis, possam vir a impulsionar as vendas nos próximos trimestres.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!