Este ano foi certamente marcado por uma verdadeira procura a placas gráficas, com o aumento do valor do Bitcoin no mercado. Isto levou a vários problemas, desde a falta de stock de gráficas em várias lojas até à falta de capacidade dos fabricantes em produzirem novas unidades.
No entanto, ao longo dos últimos meses, o valor das criptomoedas tem vindo a cair, e com isto as vendas de novas gráficas também têm vindo a sofrer algum impacto. De acordo com os últimos dados revelados pela empresa Jon Peddie Research, o mercado registou uma queda de 16% na venda de novas gráficas ao longo do terceiro trimestre de 2018, em comparação com igual período de 2017.
Em parte, a queda nas vendas encontra-se associado com a desvalorização do Bitcoin no mercado, o que levou a uma forte quebra na procura de gráficas para a mineração do mesmo.
De notar que esta queda regista-se na venda de gráficas para o mercado desktop, não incluindo vendas de sistemas ASIC – destinado especificamente à mineração de criptomoedas – ou ao mercado das gráficas em portáteis – que não são destinados à mineração de todo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!