O Google Maps pode não ser uma das plataformas onde se esperava encontrar spam, mas parece que nos últimos dias esta tendência tem vindo a aumentar consideravelmente.
De acordo com os relatos publicados em diversas plataformas, alguns utilizadores do Google Maps têm vindo a receber mensagens para partilha de localização com conteúdos relacionados a Spam. Estas mensagens surgem como um pedido de partilha de localização, onde é normalmente integrado um link para sites externos com vista a enganar os utilizadores.
Até ao momento desconhece-se qual a origem destas mensagens, mas acredita-se encontrar-se relacionada com a opção “Nearby”. Segundo o portal Bleeping Computer, a origem das mensagens não é especificada, mas surge nos equipamentos dos utilizadores como sendo uma notificação oficial da Google Maps.
Obviamente, este pedido pode também permitir aos spammers verificar a localização dos utilizadores em tempo real, pelo que não devem ser aceites de todo. Até ao momento a Google não comentou esta situação.
Em Portugal não temos conhecimento de casos similares, mas é importante sublinhar que nunca se deverá partilhar a localização exata por nenhuma plataforma com contactos desconhecidos ou de forma pública.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!