1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google logo

 

Depois de ter sido descoberto um novo escândalo no Facebook, onde a rede social estaria a pagar a jovens para recolher alguns dos seus dados de navegação – através de uma aplicação similar à Onavo – surge agora a informação que a Google também pode encontrar-se a realizar algo similar.

 

De acordo com o portal TechCrunch, a Google também se encontra a proceder a uma recolha de dados de utilização sobre vários utilizadores, recompensando os mesmos pela partilha dos dados. Sobre a aplicação Screenwise Meter, a empresa estaria a recolher informação dos utilizadores de equipamentos iOS e Android, mas ao contrário do que o Facebook realizava, a empresa não esconde que será a mesma atrás do projeto.

 

O Screenwise Meter trata-se de uma aplicação que, para os utilizadores inscritos no programa, recolhe vários dados da sua navegação e utilização de equipamentos, com a indicação de serem utilizados para melhorar a qualidade dos serviços fornecidos pela empresa. Os utilizadores são depois recompensados de diferentes formas, seja por cupões de descontos em lojas online a cheques prenda. A plataforma, por enquanto, apenas se encontra disponível nos EUA.

 

google Screenwise

 

Ao contrário do que o Facebook realizava no recente escândalo descoberto, a diferença principal encontra-se que a Google não esconde que possui este plano, anunciando o mesmo com sites e vídeos dedicados para o efeito. Além disso, os utilizadores também são abrangidos por uma política de privacidade própria, sendo que possuem total conhecimento de se tratar de um programa da Google.

 

No entanto, a Google também se encontra a aplicar uma medida idêntica ao Facebook para contornar as limitações do iOS. Com vista a monitorizar a atividade dos utilizadores neste sistema, a empresa fornece um certificado empresarial, que normalmente apenas se encontra disponível para funcionários internos da empresa para testarem determinados serviços.

 

 

Este certificado permite que sejam instaladas aplicações de teste e que as atividades dos utilizadores sejam recolhidas e enviadas para os servidores da empresa, contornando algumas limitações impostas pelo iOS aos utilizadores – e que possuem exatamente em vista garantir a sua segurança e privacidade online.

 

Até ao momento ainda se desconhece se a Apple irá realizar alguma medida contra a Google devido a esta prática. De sublinhar que, após o escândalo ter sido revelado com o Facebook, a empresa terá bloqueado as aplicações de teste internas da rede social, disponíveis pela App Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech