1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

MEO cloudflare bloqueio

 

Muitos utilizadores costumam colocar DNSs próprios nos seus sistemas para os mais variados fins – seja para evitar o controlo das operadoras, garantir mais privacidade e segurança ou obter mais velocidade nos pedidos DNS realizados. No entanto, algumas operadoras nacionais podem estar a testar uma nova forma de evitar a utilização destes serviços, bloqueando para tal os pedidos feitos aos DNSs das mesmas.

 

A partir de várias redes sociais, utilizadores da MEO e da NOS tem vindo a reclamar nos últimos dias de vários bloqueios realizados aos DNS da Cloudflare – 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Segundo o utilizador Tiago Franco - “gamafranco” - no Reddit, o bloqueio aparenta encontrar-se a ser realizado sobre o IP principal dos DNS da Cloudflare – 1.1.1.1. Da mesma forma, os comentários dos utilizadores apontam para que o bloqueio está a ser realizado de forma gradual, onde nem todos verificam problemas.

 

teste traceroute MEO

 

Surgem igualmente indicações que certos utilizadores que utilizam os DNS da Cloudflare estão a ser redireccionados para páginas de campanhas promocionais da MEO, invés dos sites finais a que se deveria ter acesso. Na maioria dos casos, alterar os DNS do sistema ou router para os padrão da operadora ou outros – como os DNS da Google – aparenta resolver a situação.

No caso da NOS, os relatos partem de erros em pedidos iniciais aos DNS ou no carregamento de certos websites.

 

No TugaTech tínhamos vindo a registar situações similares a ocorrerem em diferentes alturas e sobre diferentes operadoras, tanto em nível de ligações fixas como moveis. Desde o início desta semana que temos vindo a registar e a receber relatos de utilizadores com problemas de acesso aos DNS da Cloudflare e Google sobre ligações da NOS e MEO. Até ao momento estas aparentam ser as duas entidades que estão a realizar algum género de mudança sobre o funcionamento dos DNS.

 

O TugaTech tentou entrar em contacto com as principais operadoras nacionais, nomeadamente com as entidades visadas no bloqueio.

Até ao momento, a Vodafone informa que não existem registos de bloqueios ao IP referido. No caso da NOS, tentamos entrar em contacto direto com a empresa, mas não nos foi possível obter uma resposta final face à questão colocada.

 

vodafone resposta

nos ccloudflare

 

Iremos atualizar o presente artigo conforme seja necessário.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech