A Google tem vindo a sofrer algumas multas na União Europeia, em parte devido a questões como o seu abuso de posição dominante no mercado. Ainda de forma recente a empresa foi multada em mais de 1.49 mil milhões de dólares pela Comissão Europeia, por irregularidades sobre o seu sistema de publicidade online.
Para evitar estas situações, a Google encontra-se a preparar algumas mudanças para o mercado europeu, e uma delas irá afetar os utilizadores do sistema Android. Os utilizadores terão agora a capacidade de escolher, quando se encontrem a configurar os seus dispositivos, quais as aplicações padrão de pesquisa e navegação que pretendem utilizar – caso não seja as integradas originalmente por parte da Google no sistema.
Desta forma, os utilizadores que não pretendam utilizar o Google como o principal motor de pesquisa nos seus equipamentos Android, ou o Chrome como o navegador principal, terão agora a capacidade de escolher outra aplicação para esse fim dentro do próprio sistema operativo.
As regras especificas sobre como esta questão será colocada ainda se encontram a ser analisadas, mas é possível que se aplique apenas para quem esteja a configurar um novo equipamento e não a utilizadores existentes.
Seja como for, será mais uma opção para os utilizadores poderem controlar como pretendem utilizar os seus equipamentos, além de permitir à Google ir de encontro com as boas práticas que as autoridades pretendem em nível de rivalidade no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!