1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

aplicações para dispositivos móveis

 

Muitos utilizadores instalam apps de saúde nos seus equipamentos móveis para os mais variados fins, mas um estudo recente aponta que estas mesmas apps podem estar a fornecer informações pessoais a terceiros de forma ilegal.

 

De acordo com um estudo publicado pela revista The BMJ, foram analisadas 24 apps de saúde destinadas ao sistema Android – onde se encontram nomes como Ada, drugs.com e Medscape. Em analisa das mesmas, o estudo aponta que 79% das aplicações analisadas partilham pelo menos uma informação dos utilizadores com terceiros sem a respetiva autorização para tal.

 

Analisando o tráfego de cada aplicação, os investigadores descobriram que estas estariam a enviar dados para os servidores das próprias empresas, com vista a otimizar o funcionamento das próprias aplicações – o que seria de esperar. Porém, em algumas situações também eram enviados dados para servidores de terceiros, e que poderiam ser vendidos para apresentar publicidade direcionada ou obter outro tipo de informação.

 

Apesar de as empresas analisadas indicarem que recolhem informações dos seus utilizadores, a grande maioria também aponta que estes dados são recolhidos de forma anónima. Porém seria possível rastrear uma informação especifica para um determinado utilizador de forma bastante simples. Em algumas das Políticas de Privacidade destas aplicações era também referido que os dados poderiam ser, efetivamente, associados com uma pessoa em particular, mas em nenhuma das situações era possível eliminar ou evitar o envio dos dados.

 

Apesar de a partilha de dados no campo da saúde ser uma prática comum, ainda assim os investigadores apontam ser importante que os consumidores sejam informados para onde são enviados os seus dados e como irão ser tratados, bem como da necessidade de permitir o acesso e eliminação dos mesmos caso se pretenda.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech