1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

imagem de planetas no espaço

 

Com o uso mais abundante da Inteligência Artificial para os mais variados fins, seria apenas uma questão de tempo até que começassem a surgir novidades na área científica aproveitando a mesma.

 

Recentemente uma estudante de astronomia da Universidade do Texas revelou ter descoberto dois novos planetas através do uso de IA. Anne Dattilo criou um pequeno algoritmo que, utilizando dados obtidos pelo telescópio Kepler, foi capaz de detetar sinais de novos planetas que não tinham sido descobertos pelos métodos tradicionais.

O sistema foi construído com base em IA, e o objetivo passa agora por melhorar o mesmo para que possa ser aproveitado por outros cientistas na área.

 

Apesar de ser algo complexo, o algoritmo utiliza vários dados obtidos pelo telescópio Kepler para identificar estrelas distantes, analisando os padrões das mesmas e o brilho. Quando um planeta passa em frente de uma estrela distante, o brilho da mesma diminui – que será o ponto de partida utilizado por este sistema detetar novos planetas e a localização dos mesmos.

 

O planeta K2-293b encontra-se a cerca de 1300 anos-luz da Terra, enquanto o K2-294b está a 1230 anos-luz. Ambos possuem dimensões similares ao do Planeta Terra, mas são consideravelmente mais quentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech