1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

huawei e google

 

De acordo com alguns rumores, a Google encontra-se em conversações com o governo dos EUA relativamente ao bloqueio da Huawei neste mercado, afirmando que a medida pode vir a colocar em risco a segurança nacional do pais – ao contrário do que o presidente Donald Trump tinha vindo a considerar o principal motivo para o bloqueio.

 

Segundo o portal Financial Times, o principal ponto que a Google se encontra a debater encontra-se relacionado com o sistema Android. Com o bloqueio, a Huawei irá ser forçada a estabelecer um novo sistema operativo no mercado – baseado no Android – que irá ser um alvo mais fácil para ataques externos, sobretudo por parte de entidades na China.

 

A Google, tal como muitas outras empresas dos EUA, foram banidas de realizar negócios com a Huawei derivado do bloqueio aplicado pelo governo de Donald Trump. Em longo prazo, isto indica que a Huawei deixará de poder contar com os serviços da Google nos seus equipamentos, bem como com as atualizações de segurança da empresa para o sistema Android.

 

Apesar de não ter sido revelado como a Google está a defender a sua posição junto do governo, é possível que esta esteja a demonstrar como um sistema operativo “à parte” do Android pode ser um considerável risco para a segurança dos consumidores e ainda mais do próprio governo dos EUA.

Uma vez que o bloqueio estaria em prática, os equipamentos da Huawei iriam deixar de ter acesso aos serviços de proteção da Google – nomeadamente o Google Play Protect – o que colocaria o sistema operativo da fabricante em risco de ser explorado por hackers e outras atividades maliciosas a nível internacional.

 

smartphone huawei

 

Uma vez que o risco de segurança iria aumentar nesta versão diferente do Android, também poderia aumentar o risco de segurança para as entidades dos EUA, sobretudo as que realizam comunicações com outros países. Por muito seguro que um sistema de comunicação ponto-a-ponto seja, isso de pouco adianta se os equipamentos que recebem as mensagens já se encontram comprometidos com malware ou spyware.

Como exemplo, basta uma entidade nos EUA enviar informações confidenciais com uma entidade no estrangeiro, que utilize um dispositivo da Huawei e esteja aberto a ataques externos, para que a segurança dos EUA seja comprometida.

 

Para a Google, a medida pode vir a ter o efeito contrário ao pretendido, com os consumidores a serem, no final, os afetados. Resta saber se os argumentos da empresa serão suficientes para convencer o governo dos EUA que a medida pode colocar em risco a segurança de todo o pais – além de todos os problemas que iria causar para a Huawei e os consumidores em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech