Os últimos dados revelados pela International Data Corporation (IDC), respeitantes à implementação das diferentes fabricantes de smartphones nos mercados da Europa, África e Oriente Médio, deixam alguns detalhes que não são muito favoráveis para a Apple.
De acordo com os dados, o mercado de smartphones nestes continentes sofreu uma queda de 3.3% durante o primeiro trimestre do ano, quando comparado com igual período de 2018. No total foram vendidas 83.7 milhões de unidades de smartphones.
No entanto, estes números são particularmente graves para a Apple, que registou uma queda na sua quota em mercado para valores que não eram vistos à mais de 5 anos. Atualmente a Apple possui uma cota no mercado de apenas 15%, com cerca de 23% menos encomendas de dispositivos da empresa em relação ao ano passado.
Por sua vez, as marcas chinesas têm vindo a registar aumentos no interesse pelo publico em geral. Huawei e Xiaomi registaram aumentos de 66% e 33%, respetivamente.
A Huawei vendeu mais de 13.5 milhões de dispositivos nestes mercados, enquanto a Apple registou apenas 7.8 milhões de unidades vendidas.
No entanto, apesar destes números nada animadores para a Apple, o futuro agora incerto da Huawei também pode vir a causar impacto nas vendas. Os consumidores podem ficar com receio de adquirir novos produtos da Huawei devido ao bloqueio aplicado pelo governo dos EUA, o que se pode traduzir numa queda das vendas para os próximos meses.
Apesar de a Huawei estar bem ciente do problema, e prometer várias resoluções, ainda assim o publico em geral pode acabar por ter receio de adquirir novas unidades da marca, o que terá impacto nos futuros resultados da empresa e pode abrir espaço para nomes como a Xiaomi prosperarem no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!