1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ex-banqueiro suíço promete denunciar contas em off-shores ao Wikileaks Euros-dinheiro-57f8
Rudolf Elmer, ex-líder do banco Julius Baer nas Ilhas Caimão, anunciou que vai denunciar junto do Wikileaks centenas de contas bancárias em off-shores e paraísos fiscais.

Elmer promete entregar toda esta informação hoje, durante uma conferência agendada para Londres.

De acordo com a Reuters, o evento organizado por Elmer deverá contar com a presença do investigador do Congresso dos Estados Unidos Jack Blum, que se tornou famoso por defender "denunciantes" de alguns casos considerados delicados.

Alguns rumores dão igualmente como possível a presença de Julian Assange, o líder do Wikileaks, para receber dois CD que reúnem nomes e informação de mais de dois mil indivíduos que têm dinheiro depositado em bancos ou sucursais de países, cujas práticas fiscais são nulas ou apenas residuais.

Elmer refere que não vai divulgar hoje detalhes sobre estas contas bancárias - apenas será feita a transferência da informação para a Wikileaks e lançado o alerta para o que acontece nas contas bancárias sedeadas em off shores. "O principal objetivo é mostrar à sociedade os abusos que são feitos nos off shores e como é que eles funcionam", refere Elmer.

Além das limitações e dos efeitos negativos do sigilo bancário, a convocatória para a conferência de hoje não será alheia à própria agenda pessoal de Rudolf Elmer, que na quarta-feira, vai conhecer o veredicto de um tribunal suíço que está a julgá-lo por alegadamente ter violado a confidencialidade do sistema bancário.

Os dois CD que vão ser entregues à Wikileaks reúnem informação referente ao período de 1990 a 2009. Os dados terão sido obtidos através de outros whistleblowers e dão a conhecer o que milionários dos EUA, Inglaterra e Alemanha fazem com as poupanças.
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech