O Instagram revelou ter suspendido uma empresa de anunciantes que utilizava a rede social para apresentar anúncios que recolhiam dados pessoais dos utilizadores, nomeadamente a sua localização exata.
De acordo com o Business Insider, a empresa Hyp3r utilizava o Instagram e alguns anúncios também no Facebook para recolher dados sobre os utilizadores que acediam aos mesmos. Esta empresa recolhia a localização exata dos mesmos, o que viola os termos de publicidade da empresa.
Além disso, a Hyp3r também estaria a utilizar a publicidade nas Stories para recolher informação sobre as pessoas que viam o conteúdo, entre os quais estavam os dados dos perfis, números de seguidores e todas as outras informações normalmente acessíveis de forma pública.
A Hyp3r já era conhecida do Facebook por realizar práticas similares também na plataforma da rede social “azul”. Durante o escândalo com o caso Cambridge Analytica, a agência de publicidade terá utilizado medidas para contornar as restrições do Facebook e recolher informações sobre a localização dos utilizadores na plataforma, utilizando novamente o sistema de publicidade da empresa.
Em comunicado, a Hyp3r já negou todas as acusações e afirma sempre ter-se guiado pelas políticas de privacidade do Facebook e Instagram, bem como todas as regras para a criação de anúncios nas mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!