1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Huawei em evento

 

A guerra entre o governo dos EUA e a Huawei parece não ter um fim à vista. Alias, parece que está a piorar a cada dia de passa, conforme se pode confirmar com as mais recentes notícias sobre este caso.

 

Depois de ter bloqueado as negociações da Huawei com todas as empresas sediadas nos EUA, o governo de Donald Trump encontra-se agora a acusar a Huawei de vários roubos de propriedade intelectual e espionagem empresarial para com os EUA.

De acordo com o Wall Street Journal, as autoridades encontram-se a analisar estas acusações, bem como possíveis casos de crimes comerciais realizados pela empresa enquanto esteve a realizar negociações no continente americano.

 

No caso relativo ao roubo de propriedade intelectual encontra-se citado um possível roubo de patentes ao produtor português Rui Oliveira. O produtor possui um conjunto de patentes registadas nos EUA, e associadas com uma tecnologia de câmaras para smartphones desenvolvida pelo mesmo e do qual o governo dos EUA acusa a Huawei de ter roubado sem permissão do mesmo.

 

Este caso não será recente, sendo que em Março deste ano a empresa já tinha revelado documentos que atestavam não existir nenhum género de quebra ou violação de patentes com a mesma, mas que parecem não ter sido aceites pelo governo dos EUA.

 

Huawei e donald trump

 

Relativamente ao caso de espionagem industrial, a Huawei é acusada de roubar funcionários de empresas terceiras com o objetivo de conseguir obter informações relativas às mesmas e a algumas tecnologias que ainda estariam em desenvolvimento.

Este caso é suportado pelas declarações de Robert Read, um ex-engenheiro da Huawei que trabalhou na filial da empresa na Suécia. Este afirma que foi contratado com o objetivo de recrutar vários funcionários de outras empresas rivais da Huawei, como é o caso da Ericsson.

 

O ex-funcionário afirma mesmo que, na sede da empresa, encontram-se salas especiais dedicadas a guardar tecnologias de empresas rivais, e que terão como objetivo ser analisadas para recolha de informações. Além disso, existem também rumores que a Huawei pagaria um extra aos funcionários que fossem capazes de fornecer informações sobre tecnologias de empresas rivais, o que será algo proibido por lei.

 

Novamente, a Huawei já negou todas estas acusações. Em todo o caso, as autoridades irão analisar a situação para verificarem o que estará a acontecer dentro da empresa e se as acusações do governo de Donald Trump possuem cabimento.

Em comunicado, a Huawei já afirmou que todas as acusações partem unicamente de “motivações políticas” com o objetivo de denegrir a imagem da empresa junto dos mercados internacionais.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech