1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Steam games

 

Hoje em dia é cada vez mais vulgar a compra de jogos em formato digital, tanto que as vendas físicas são algo considerado como “antiquado” e raro de ser feito em muitas ocasiões. Plataformas como a Steam vieram ajudar neste processo, fornecendo todo o catálogo de jogos a um clique de download.

 

No entanto, para quem pretenda revender os seus jogos, a tarefa fica também consideravelmente mais complicada. Enquanto o formato físico permitia esta revenda facilmente, o mesmo não é possível de ser feito no formato digital de forma direta. A pensar nisso, um tribunal em França encontra-se agora a abrir a possibilidade de vir a ser feita a revenda de jogos digitais.

 

A UFC Que Choisir, associação francesa que trabalha pelos direitos dos consumidores em França, encontra-se a acusar a Valve de negar acesso a um direito base dos consumidores, sobre a revenda dos jogos que adquiram pela plataforma. Além disso, a associação também defende que as empresas mantêm o saldo das contas dos utilizadores caso estes encerrem as mesmas – não fornecendo a capacidade de retirar o mesmo para proveito próprio da empresa.

 

Para a associação, isto acontece porque a Steam não possui ainda um concorrente de peso no mercado dos videojogos, e aproveita estas falhas na legislação para proveito próprio do seu nome.

 

O objetivo do caso seria permitir que os consumidores da Steam tivessem a possibilidade de revender os seus jogos a outros utilizadores. No entanto, até ao momento o caso ainda se encontra em analise, com a Valve a sublinhar que o vendido pela empresa é apenas a subscrição do jogo, e não a licença do mesmo.

 

É também importante sublinhar que existem diferenças entre a revenda de jogos físicos e digitais. No passado, a revenda de jogos físicos era vista com desagrado pelas editoras, mas permitia aos consumidores adquirirem jogos em segunda mão – que normalmente eram vendidos a preços mais reduzidos face a alguns danos no disco, caixa, etc.

No entanto, estes problemas não existem em conteúdos digitais, pelo que a única consideração para a revenda a um custo inferior será na desvalorização que os próprios jogos obtêm ao longo do tempo. Ou seja, existe menos incentivo para a revenda de um jogo digital do que existia com os jogos físicos, com poucos lucros para os vendedores no final.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech