1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Estimativa da IFPI: 95% dos downloads são piratas Fones2-c526

Os números fazem parte do relatório da IFPI sobre o mercado da música digital em 2011 e foram apresentados esta manhã em conferência telefónica.

Frances Moore, presidente executiva da IFPI, apontou a França e a Coreia do Sul como casos de sucesso, mas referiu ainda que a União Europeia se mantém parada na criação de novas leis e medidas de combate à pirataria na Internet.

No extremo oposto aos países considerados exemplares, o Relatório aponta o mercado espanhol, que lidera atualmente a taxa de pirataria no mundo.

Frances Moore considera que o fracasso do combate à pirataria no pais vizinho tem uma origem jurídica e legal: "Em Espanha nada foi feito durante anos e anos. E não havia leis. Por isso se chegou a este estado".

Representantes das editoras Universal e Sony aproveitaram ainda a conferência para defender que a necessidade de re-estruturar as editoras, que é referida há muito por alguns especialistas, mais não será mais que "um eufemismo para o despedimento de pessoas" que trabalham na indústria da música.

Segundo a IFPI e as maiores editoras, já não existem desculpas para consumir pirataria: hoje, a venda de músicas em suporte eletrónico totaliza mais de 3,42 mil milhões de euros e há mais de 400 lojas especializadas na Internet.

A lógica de cloud computing, os pacotes comerciais e ainda os acordos com os servidores de acesso à Net (ISP) são as principais apostas para a recuperação da indústria musical.

Eis alguns números apresentados pelo relatório da IFPI: em 2010, as vendas de música on-line cresceram seis por cento; entre 2004 e 2010 as vendas de música na Net cresceram 1000 por cento; até 2015, deverão ser extintos 1,2 milhões de postos de trabalho nas indústrias criativas, devido aos efeitos da pirataria; atualmente há mais de 13 milhões de faixas de música à venda legalmente na Internet.

Exame Informatica

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech