O mercado dos Smart Speakers parece ser um dos que mais tem vindo a crescer nos últimos tempos, e a tendência será para que isso se mantenha ao longo dos próximos tempos, apesar de o uso dos assistentes ainda ser algo pouco relevante.
De acordo com os mais recentes dados da empresa Canalys, durante o terceiro trimestre de 2019 foram vendidos mais de 29 milhões de unidades de Smart speakers no mercado, um crescimento de 45% em comparação com igual período do ano anterior. Os dispositivos da Amazon parecem continuar a ser os favoritos, com mais de 10.4 milhões de unidades vendidas e um crescimento de 66%.
A Google, por sua vez, teve uma queda nas vendas de 40%, atingindo apenas 3.5 milhões de unidades vendidas ao longo do mesmo período.
Na China, a Alibaba foi uma das empresas que registou um maior crescimento nas vendas dos seus dispositivos, com um aumento de 78% nas vendas em comparação com o ano anterior, atingindo pouco mais de 3.9 milhões de unidades vendidas. A Xiaomi também surge na lista, com um crescimento de 78% para as 3.4 milhões de unidades vendidas.
Apesar dos crescimento nas vendas, uma das principais funcionalidades destes dispositivos parece não ser o uso sobre assistentes virtuais. Segundo os dados da empresa SUMO Heavy, a maioria dos Smart speakers permanecem apenas para serem utilizados como fonte para reprodução de músicas e outros conteúdos, com os seus assistentes a serem raramente utilizados.
Nos EUA, cerca de 46% dos utilizadores de Smart speakers afirmam nunca utilizar os assistentes virtuais, com 19% a referirem faze-lo raramente, e apenas 16% que os utiliza todos os dias. Entre os mais utilizados, a Siri ganha distinção.
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