1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

cortana windows logo

 

A Microsoft parece ter anunciado o fim da aplicação da Cortana para iOS e Android, com a sua retirada de praticamente todos os mercados a nível mundial exceto os EUA.

 

De acordo com o portal VentureBeat, um dos executivos da empresa confirmou que, dentro das próximas semanas, a aplicação da Cortana para iOS e Android irá ser retiradas das lojas da Apple e da Google, respectivamente, sobre praticamente todos os mercados. A única exceção será nos EUA, onde ainda irá permanecer disponível para os utilizadores, mas por um período de tempo ainda não estipulado.

 

De relembrar que a Microsoft já tinha revelado que iria descontinuar a aplicação da Cortana para smartphones em certas regiões, mas este número sobe agora para algo praticamente mundial, ficando apenas de fora os EUA. Entre os motivos para a aplicação encontrar-se ainda disponível nos EUA será porque, primeiro, alguns dos acessórios de hardware vendidos pela empresa nesta região apenas podem ser utilizados e atualizados através da aplicação da Cortana para smartphones. Além disso, a empresa garante também que irá continuar a desenvolver e testar novas tecnologias baseadas na Cortana para o futuro.

 

Para utilizadores fora dos EUA, a única opção para se utilizar a Cortana fica assim limitada a dentro do sistema Windows 10, através da funcionalidade especifica do mesmo para esta função – e relembrando que o mesmo ainda não se encontra disponível em português de Portugal.

 

Isto não quer dizer que a empresa venha a deixar a Cortana de lado totalmente, mas irá focar-se mais no desenvolvimento das suas tecnologias para o ambiente desktop, e não tanto para a vertente dos dispositivos moveis – que atualmente são liderados entre os assistentes virtuais pelo Google Assistente e Siri. A empresa garante ainda que a integração da Cortana com diferentes aplicações irá também ser melhorada no futuro, dando como exemplo a suíte do Office.

 

Seja como for, não existem dúvidas que o mercado dos assistentes virtuais encontra-se atualmente liderado por dois nomes principais, e a Cortana não se enquadra no mesmo – afinal, quando foi a ultima vez que ouviu alguém dizer “Hey Cortana” para o seu smartphone?

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech