O WhatsApp é uma das maiores aplicações de conversação a nível mundial, com milhões de utilizadores em todo o mundo. Um dos motivos pelos quais o serviço é popular encontra-se exatamente na sua segurança, estabilidade e privacidade, no entanto uma recente falha pode ter permitido a qualquer aceder a chat considerados como “privados”.
De acordo com uma descoberta do portal Vice, qualquer pessoa com acesso ao Google pode rapidamente aceder a chats marcados como “privados” dentro do WhatsApp, deixando a privacidade dos participantes potencialmente comprometida.
Em causa encontra-se a forma como a Google analisa os links da Internet, que estava a permitir a recolha de links de convites para grupos privados. Isto permitia a qualquer um entrar em grupos privados mesmo sem confirmação de um dos moderadores desse grupo, tudo a partir de uma simples pesquisa no motor de busca.
No entanto, a falha principal está do lado do WhatsApp, uma vez que estes links nunca deveriam estar a ser indexados pelos motores de pesquisa ou acessíveis de forma publica – que será o problema principal nesta situação. A Google apenas indexou os links de convites para grupos privados porque o WhatsApp não aplicou qualquer restrição nesta medida – algo que estaria no controlo da empresa fazer.
Com acesso a estes links, os utilizadores podem aceder rapidamente aos grupos privados, e verificarem as informações de contacto de todos os participantes nos mesmos, comprometendo a privacidade.
Entretanto o WhatsApp aparenta já ter começado a resolver o problema, e os links que anteriormente estavam a ser indexados agora possuem as tags necessárias para evitar que a Google armazene os mesmos. No entanto, este processo ainda pode demorar bastante tempo a ser totalmente realizado, o que deixa em aberto a possibilidade de milhares de convites ainda permanecerem acessíveis publicamente durante os próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!