O Facebook começou a introduzir as fotos 3D na plataforma em meados de 2018, porém apenas alguns dispositivos selecionados tinham acesso a essa funcionalidade. Agora a rede social revela a disponibilidade deste sistema para todos os utilizadores – independentemente do dispositivos que possuam.
Este novo sistema permite que os utilizadores criem fotos 3D a partir de qualquer foto armazenada na galeria do dispositivo móvel. Com isso, a própria rede social utiliza os seus algoritmos para detetar a profundidade dos conteúdos apresentados e criar a foto 3D – os resultados, porém, podem variar conforme a cena, objetos, entre outros detalhes.
Quem tenha dispositivos com sensores de profundidade para a foto, e essas informações estejam guardadas nas imagens, o Facebook irá utilizar as mesmas para ajudar a criar o resultado final – que deverá ser assim mais realista.
O Facebook não é a primeira empresa que utiliza IA para tentar obter informações sobre a profundidade de um objeto nas fotos. A Google aplica o mesmo conceito sobre a sua aplicação de câmara na linha Pixel. A diferença no caso do Facebook é que a tecnologia pode ser aplicada em qualquer foto, independentemente de quando tenha sido capturada.
Para utilizar a funcionalidade basta criar uma nova publicação, e sobre as diferentes opções que surgem na mesma, selecionar a opção “Foto 3D”. A partir dai será possível selecionar uma das fotos existentes na galeria do dispositivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!