1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Wayback Machine

 

Por vezes páginas ou sites inteiros desaparecem da Internet. Seja porque os conteúdos foram eliminados ou simplesmente o website já não se encontra ativo, estes podem desaparecer de um momento para o outro. Porém, plataformas como o Wayback Machine podem ajudar a preservar estes sites o melhor possível.

 

O Wayback Machine não é propriamente novo, e faz vários anos em que o objetivo principal da entidade passa por catalogar e armazenar o máximo de informação possível sobre a Internet, nomeadamente os websites históricos para a posterioridade.

Para ajudar no uso deste serviço, a Archive.org, entidade responsável pela plataforma, revelou agora uma nova extensão para o Chrome e Firefox que permite aceder rapidamente a páginas que tenham sido eliminadas ou removidas do acesso público.

 

O funcionamento da extensão é relativamente simples: sempre que o utilizador aceda a um site ou página que não se encontre disponível, a extensão vai verificar automaticamente se o site está disponível no Wayback Machine e apresenta um popup que permite o acesso rápido ao mesmo.

 

Esta funcionalidade foi apresentada também de forma recente sobre o navegador Brave, mas ao contrário da implementação neste caso, a extensão permite também aceder rapidamente a conteúdos anteriores de uma página que ainda esteja ativa – basta carregar com o botão direito do rato na página e escolher a respetiva opção para ver o histórico armazenado de um website.

 

Obviamente, esta funcionalidade apenas irá funcionar nos sites que tenham sido guardados pela plataforma. O download da extensão pode ser realizado a partir da Chrome Web Store ou da loja de addons do Firefox.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech