A Microsoft está a preparar-se para algumas mudanças a chegarem em breve ao Windows 10, e uma delas será a descontinuação das conhecidas “live tiles” do menu inicial do sistema.
As Live Tiles eram vistas como uma forma da Microsoft permitir aos programadores criarem conteúdos dinâmicos para o menu inicial do Windows 10, mas a verdade é que esta moda nunca foi realmente aproveitada – com muitas poucas apps a tirarem proveito da funcionalidade. Com isto em mente, a Microsoft tem vindo a planear a descontinuação das mesmas, algo que pode agora estar muito perto de acontecer.
De acordo com a revelação de Brandon LeBlanc, programador da Microsoft, durante uma entrevista o mesmo revelou que o Windows vai deixar de lado os blocos dinâmicos do menu inicial e passar a adotar apenas ícones estáticos. A funcionalidade não será inteiramente removida do sistema, e os utilizadores que as pretendam manter ainda o poderão fazer. Mas por padrão agora o sistema irá aplicar apenas os ícones das aplicações num formato estático e mantendo o mesmo design que as versões anteriores.
Esta mudança também irá permitir que o menu inicial seja mais facilmente adaptado a diferentes temas – claro ou escuro. Mas o objetivo final da Microsoft será sem dúvida começar a deixar de lado as Live Tiles por completo.
Espera-se que esta nova alteração venha a surgir nas próximas versões do Windows, mas ainda não existe nenhuma informação em concreto sobre quando isso poderá acontecer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!