1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Robô "enfermeiro" vai ser comandado por gestos Nurse-04cf
Os investigadores da Universidade de Purdue estão a desenvolver um sistema que permite que os robôs utilizados em cirurgias médicas sejam comandados através de gestos.

Segundo o DailyTech, o sistema de reconhecimento gestual é composto por uma câmara do periférico Kinect e algoritmos específicos baseados na antropometria que posiciona o braço mecânico em relação com a cabeça do cirurgião. A câmara, que capta imagens em 3D, está associada a um ecrã que mostra ao cirurgião imagens médicas do paciente durante a operação.

A inclusão do robô, que é controlado por gestos, na sala de operações tem como objetivo auxiliar o cirurgião durante uma intervenção médica e reduzir a duração das operações.

Os investigadores afirmaram, no entanto, que ainda é necessário desenvolver algumas melhorias no processo de reconhecimento gestual, nomeadamente na determinação dos gestos adequados para cada função a desempenhar pelo robô. Os investigadores pretendem ainda integrar o reconhecimento de voz.
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech