1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Twitter logo azul

 

O Twitter revelou a descoberta de uma nova vulnerabilidade sobre o navegador Firefox, que se explorada pode permitir o acesso a conteúdo armazenado pelo navegador que tenha sido enviado pelos utilizadores na internet – em concreto sobre a rede social.

 

De acordo com o alerta do Twitter, a falha encontra-se na forma como o Firefox armazena a cache dos sites que visita, que sobre certas situações pode permitir que conteúdos enviados sobre as mensagens privadas da plataforma possam ser acedidas durante o período de 7 dias adicionais, mesmo que as mensagens originais sejam removidas do Twitter.

 

Este caso torna-se grave se tivermos em consideração que malware especificamente desenhado para analisar a cache do navegador Firefox pode aproveitar a falha para recolher informações privadas dos utilizadores e conteúdos enviados em mensagens privadas. O mesmo se aplica também em sistemas públicos, onde terceiros poderão obter acesso a mensagens e detalhes enviados em mensagens privadas de outros utilizadores que tenham acedido ao Twitter nesses sistemas.

 

Os dados permanecem na cache do Firefox até mesmo se os utilizadores desligarem as suas contas do Twitter do sistema, e a única forma de garantir que não se possui acesso aos mesmos passa por eliminar a cache cada vez que se desliga a conta do Twitter.

 

Esta cache é automaticamente removida pelo navegador após sete dias, mas ainda assim deixa um espaço de tempo que pode ser aproveitado por terceiros para roubarem dados importantes e privados.

 

Esta falha apenas afeta o navegador Firefox, sendo que o Google Chrome, Safari ou outros derivados do Chrome não terão o mesmo problema. Caso seja verificado que o utilizador aceder por um navegador do Firefox à sua conta nos últimos dias o Twitter irá agora revelar uma mensagem informativa do caso.

os utilizadores que pretendam garantir a segurança das suas contas podem aceder ao navegador que utilizaram nos últimos tempos para aceder ao Twitter e proceder manualmente com a limpeza completa da cache dos mesmos.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech