1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Zoom

 

Nos últimos dias não foram surgindo as melhores noticias relativamente à plataforma da Zoom, sobretudo a nível da segurança e privacidade que a mesma oferece para os utilizadores. Apesar da empresa ter vindo a anunciar algumas medidas para garantir mais segurança nas conversas, estas ainda se demonstram ineficazes para controlar todos os problemas identificados.

 

De forma recente surgiu uma nova ferramenta que, com apenas algumas horas, é capaz de identificar mais de 100 Ids de chamadas diferentes na Zoom. Apelidado de “zWarDial”, esta aplicação permite que em menos de uma horas sejam descobertos aleatoriamente mais de 100 ID diferentes de chamadas dentro da Zoom, o que totaliza mais de 2.4 mil reuniões potencialmente comprometidas por dia.

 

A aplicação possui 14% de possibilidade de, sobre métodos de tentativa e erro, encontrar Ids validas de reuniões na plataforma, e de fornecer a mesma para acesso de terceiros. Apesar de estes números parecerem pequenos, é importante ter em conta que a aplicação pode permanecer ativa por vários dias, e assim recolher milhares de Ids diferentes para reuniões, potencialmente comprometendo a segurança e privacidade das mesmas – sobretudo se essas não tiverem proteções adequadas, como senhas de acesso.

 

imagem do zWarDial

 

A aplicação é ainda capaz de identificar o gestor da reunião, qual o tema da mesma e quais os utilizadores participantes na mesma, fornecendo toda essa informação ao autor do ataque. Como referido, a aplicação funciona à base de “tentativa e erro”, adivinhando os diferentes ID de forma aleatória. No entanto, a culpa desta aplicação está exatamente na falta de proteção da Zoom sobre este género de ataques – como o facto de não se encontrar implementada nenhuma medida de limitação a tentativas de adivinhação do ID.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech